quinta-feira, 18 de junho de 2015

QUIABOS AO FORNO

Aqui em casa nós gostamos muito de quiabo, o Rafa quando vai ao mercado comprar legumes, sempe volta com várias bandeijinhas. Mas sempre caímos naquela mesma de quiabo refogado ou frango com quiabo, que é uma delícia! Mas eu já estava cansada do mais do mesmo. Aí resolvi fazer uma pesquisa na internet e achei no site Lar Natural uma receita de quiabos ao forno.

Fiz algumas adaptações no tempero porque o Rafa não curte cominho e eu não tinha coentro desidratado em casa, mas ficou ótima mesmo assim!! Vou coocar a receita do jeito que ela é e ao lado vou colocar as minhas adaptações.

Até postei uma foto na página do face no dia em que fiz o teste, mas não é uma receita que faz muito sucesso, muita gente é resistente e eu também resisti em colocar essa receita porque sei que não haverá uma grande adesão, porém não dá pra não colocar, ela é ótima!!

QUIABOS AO FORNO

4 xícaras de quiabo orgânico (os meus quiabos eram bem grandões, então coloquei mais ou menos 20 quiabos inteiros)
1 colher de sopa de azeite de oliva (coloquei duas colheres pq a minha quantidade de quiabos era maior)
sal marinho a gosto (eu não usei sal marinho, uso o sal light)
1 colher de chá de páprica (essa eu coloquei sim, dá um saborzinho bem bacana)
½ colher de chá de cominho (o Rafa não gosta, então coloquei meia colher de pimenta branca)
½ colher de chá de coentro (não tinha em casa, então coloquei cheiro verde desidratado)

Primeiramente pré-aqueça o forno no máximo. Lave bem o quiabo e seque com uma toalha limpa. Coloque os quiabos em uma assadeira, regue com o azeite de oliva e polvilhe os temperos. Tente distribuir os temperos uniformemente. Deixe no forno por cerca de 12 minutos, vire os quiabos e deixe mais 2 ou 3 minutos ou até que os quiabos estejam levemente marrons. Retire e sirva em seguida.

DICAS DA MARY

Na foto do Lar Natural, parece que ele cortou os quiabos ao meio, mas como ele não disse nada na receita, fiquei com medo de cortar e escorrer aquela baba. Mas com eles inteiros deu bem certo, depois tiramos as pontinhas só na hora de comer.

Esse site onde peguei a receita é muito bacana! Tem bastante comida saudável e dicas de qualidade vida!

E pra você que ainda não colocou o quiabo na mesa da sua casa saiba que eles ajudam na redução dos níveis de colesterol, melhora a saúde digestiva, melhora a visão, melhora a saúde da pele, protege a saúde infantil, previne certos tipos de câncer, fortalece os ossos, melhora a saúde cardiovascular, ajuda o sistema imunológico, reduz a pressão arterial e protege a saúde do coração. Além de tudo isso é rico em vitaminas e minerais, incluindo as vitaminas A, B, C, E e K, bem como cálcio, ferro, magnésio, potássio e zinco e também contém altos níveis de fibraMas devemos tomar cuidado com os excessos pois o quiabo possui uma alta concentração de Oxalatos que podem causar problemas nos rins e na vesícula.

Bora abrir os horizontes e incluir essa gracinha no seu prato?


Essa foto aí em baixo é o que eu fiz.


E essa outra é do site de onde eu peguei a receita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário