segunda-feira, 29 de junho de 2015

BOLINHOS DE ARROZ ASSADOS DA MAMIS

O post de hoje é todo participação da Dona Fátima, minha mãe, super cozinheira e minha parceira no blog!! Testamos os bolinhos de arroz e ficaram sensacionais, então hoje o post é dela, minha participação, praticamente, só o Ctrl C, o Ctrl V e a formatação, aí vai:
Gosto muito de bolinho de arroz, daqueles tradicionais que a minha mãe fazia para aproveitar as sobras e reforçar as refeições do dia a dia. Com os ingredientes que tinha à mão, temperinhos caseiros e muita criatividade para deixar o prato de reaproveitamento com cara de novidade.
Como não sou de fazer muita fritura, não só pelo fator “tornar o prato mais saudável” mas, porque acho que fritura dá trabalho, toma tempo, suja o fogão e deixa a casa toda cheirando a gordura, o forno é meu grande aliado e, nesse caso, também as minhas companheiras inseparáveis, as forminhas de empada.
Então vamos lá! 

 

BOLINHO DE ARROZ ENFORMADO DA MAMIS

2 xícaras de chá de arroz cozido
1 ovo

1/2 xicara de chá de leite

3 colheres de sopa de óleo

Temperinhos caseiros a gosto, cebola, alho, salsinha, sal, pimenta

3 colheres de sopa de farinha de trigo

1 colher de sobremesa de fermento em pó

100 g de muçarela picadinha

100 g de peito de peru picadinho

queijo parmesão ralado a gosto para polvilhar


Bater no liquidificador o arroz, o ovo, o leite, o óleo e a farinha.
Passar para uma tigela a acrescentar os temperinhos, a muçarela, o peito de peru e o fermento. Misturar bem.
Colocar em forminhas de empadinhas com uma gotinha de óleo ou manteiga.
Polvilhar queijo ralado.
Levar para assar em forno pré aquecido por 25 minutos ou até dourar.
dourar

DICAS DA MAMIS

No lugar da farinha branca usei farinha de trigo branca, integral e de linhaça em partes iguais. Fica mais saudável e nutritivo.

A muçarela pode ser substituída pelo queijo branco, se você quiser um bolinho mais magrinho.

Se quiser, pode misturar um pouco de queijo parmesão na massa, dá um sabor legal.

Se você tiver aquelas forminhas de cupcakes antiaderentes, nem precisa untar.


Deixe esfriar um pouco antes de desenformar e solte dos lados com ajuda de uma faca.

Encha apenas dois terços da forminha com a massa porque o bolinho cresce um pouco.


Bom Apetite!!







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário