sexta-feira, 5 de junho de 2015

BACALHOADA DO HELINHO

De sexta feira tenho colocado um prato mais gostosinho e sustancioso, então hoje é dia!! E esse prato tem um gosto bem especial pra mim, gosto de tempo bom, de saudade... gosto do relembrar e muitas vezes de chorar também.

Eu passei, praticamente, todas as Páscoas da minha vida com o meu pai, a Páscoa sempre foi o nosso feriado, era sagrado pra nós estarmos juntos, e nesse dia ele sempre fazia esse prato. Ele passava semanas planejando, comprando os ingredientes, pesquisando o melhor bacalhau e pra mim essa é a melhor bacalhoada do mundo, não só porque ela é mesmo uma delícia, mas porque ela tem esse gosto de nostalgia. 

Depois que meu pai se foi, percebemos que ninguém sabia fazer o prato, e entrei numa neurose louca de encontrar o segredo da receita, não consigo dizer quantas tentativas eu fiz até acertar e quantas vezes ficou uma porcaria, ou quantas vezes ficou bom, mas não igual. Mas acho que encontrei o caminho e hoje vou contar pra vocês. Só que, como tudo que eu faço, dei um jeitinho de deixar a coisa um pouco mais rápida e prática. 

Meu pai usava filés de bacalhau do porto, e montava o prato com a batata crua, o bacalhau ficava umas 3 horas no forno. O meu é mais rapidinho. 

BACALHAU DO HELINHO (Participação especial: Mary)

1 kg de bacalhau desfiado, dessalgado e pré cozido
4 ou 5 batatas cortadas em rodelas (o suficiente para forrar a assadeira por baixo)
1 pimentão verde
1/2 pimentão amarelo
1/2 pimentão vermelho
3 tomates
1 cebola
3 ovos
azeitonas pretas
1 copo de requeijão
cheiro verde
azeite 
sal

Corte as batatas em rodelas e coloque para cozinhar mas deixe-as duras, o ponto certo é quando você consegue espetar com o garfo. Enquanto isso, em uma vasilha coloque os tomates, a cebola, os pimentões cortados em rodelas, as azeitonas (sem caroço) e o cheiro verde e tempere com azeite e um pouco de sal (não muito porque o bacalhau já é um pouco salgado). quando as batatas estiverem no ponto, espalhe-as pela assadeira (como se fosse uma caminha para o bacalhau), jogue azeite por cima e depois esparrame o bacalhau, coloque mais um pouco de azeite e em cima ponha aquela salada, tudo misturado mesmo. Regue com mais um pouco de azeite. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 40 minutos. 

Enquanto o bacalhau estiver no forno, cozinhe os ovos e corte em rodelas.

Depois de passado os 40 minutos, retire o bacalhau do forno, coloque os ovos, esparrame o requeijão por cima e leve novamente ao forno, dessa vez sem o papel alumínio, por 5 ou 10 minutos (só o tempo de esquentar o requeijão) e sirva. 

DICAS DA MARY

Como eu disse, não cozinhe demais as batas, pois elas ficarão 40 minutos no forno e terminarão de cozinhar lá. 

Depois que colocar o requeijão não "esqueça" o prato no forno muito tempo, é só um pouquinho mesmo, pra esquentar o requeijão, se você deixar demais, ele amolece e escorre pra baixo. 

Como toda bacalhoada, o azeite é essencial, azeite bom, com sabor de azeite!! 

Essa receita é a minha queridinha, então quem fizer, faça com carinho e mande uma foto pra mim!!

A primeira foto é ele pronto e a segunda de antes de ir para o forno. Lindo, né?

Bom final de semana pra todos!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário