quarta-feira, 24 de junho de 2015

PANQUECAS SEM ÓLEO E SEM AÇÚCAR

Eu adoro panquecas, acho um prato bem legal porque é completo, se você souber caprichar no recheio e fizer um molhinho bem bacana, claro! Mas o problema da panqueca, pra mim, sempre foi aquela xícara de óleo que vai na receita tradicional. E depois ainda tinha que untar a frigideira com óleo ou azeite para fritar, é gordura por demais, né?

Bom, esses dias encontrei essa receita na internet, num site que nem é de receitas, aliás, era um site de humor, e resolvi arriscar, meio doida... mas não é que deu super certo??

Então achei que ela merecia um espaço aqui no blog porque ela não vai nem óleo e nem açúcar.

MASSA DE PANQUECA SEM ÓLEO E SEM AÇÚCAR

1 xicara de chá de amido de milho
1 xícara de chá de leite desnatado
2 ovos inteiros (gema peneirada)
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de adoçante em pó (próprio para ir ao fogo)

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Faça em frigideira anti aderente (não precisa untar).
Rende 8 panquecas médias.
Pode guardar a massa crua na geladeira e ir usando aos poucos.

DICAS DA MARY

Acho que essa receita foi feita para recheios doces. Como eu queria colocar recheio salgado, ao invés da colher de sopa de adoçante culinário, coloquei apenas uma colher de chá. Ficou perfeita.


Eu não peneirei a gema, na verdade não peneiro a gema pra nada. Mas isso serve para tirar o cheiro do ovo da comida, que, particularmente, não me incomoda.


A minha frigideira é grande, então usei como medida, uma xícara de café por panqueca, e renderam 5 panquecas.

Essa aí da foto fizemos com recheio de peito de peru, mussarela e tomate e cobrimos com o molho de tomate natural da Mary, um pouco de requeijão e queijo parmesão ralado. Mas estou super pensando num recheio de frango desfiado, brócolis e queijo... não deve ficar nada mal... hummm... já deu vontade!!



3 comentários: