domingo, 26 de julho de 2015

POR UMA VIDA DOCE E SAUDÁVEL!

Como é a sua relação com os doces? Eu sempre fui muito doceira, tinha uma necessidade insaciável de ingerir delícias açucaradas, quando não tinha nada em casa, chegava a misturar achocolatado, açúcar, leite e manteiga numa panela e fazer aquelas coberturas de bolo para comer de colher. Percebi que quanto mais açúcar eu comia, mais açúcar meu corpo pedia e embora ainda não esteja cientificamente comprovado que o açúcar vicie, honestamente, eu acredito nisso por experiência própria!!
Eu superei! Digamos que eu seja uma viciada em açúcar em eterna recuperação, de vez em quando tenho minhas recaídas. Não cortei os doces, completamente, da minha dieta, mas percebi que quanto menos eu como, menos vontade eu tenho e muitas vezes passo semanas sem colocar doces na boca e sem sentir falta. Sempre mantenho em casa uma barra de chocolate meio amargo que dura muitas semanas, às vezes jogo fora por ter ficado aberta muito tempo e o sabor já não estar tão legal...
Evitar os docinhos pode ser uma tarefa quase impossível para muitas pessoas, pois além do sabor ser delicioso, muitas vezes funciona como um calmante para ansiedade e a mulherada adora em época de TPM (ah... a maldita TPM), pois possuem um alto valor glicêmico e ajudam na produção da serotonina (que é o hormônio encarregado de regular o humor).
Só que pensa bem, você cai de boca numa bomba de chocolate de 800 calorias, fica feliz pelas próximas 2 horas e depois chora todo dia quando sobe na balança. Compensa?
 Os doces são carboidratos altamente calóricos e ricos em gordura, que têm como função dar disposição e energia. Quando a quantidade ingerida passa da conta e as atividades da pessoa não são suficientes para usar todas essas calorias, o excesso é revertido em tecido adiposo para ser armazenado.
Mas o problema de se consumir muito açúcar não está apenas no estrago que faz para o nosso corpo externamente, na verdade, você não conseguir vestir aquele biquíni branco de lacinho no verão é o menor dos problemas, só que o acúmulo de gordura corporal pode levar a doenças graves como hipertensão e outras cardiopatias e além de tudo o açúcar pode causar deficiência na produção de insulina e te deixar diabético.
Quando consumimos açúcar, primeiro ele passa pelo pâncreas, glândula que fabrica a insulina para quebrar a glicose e controlar a quantidade que irá chegar à corrente sanguínea, se o alimento contém muito açúcar, a insulina encontra dificuldades para fazer seu trabalho, no começo, o pâncreas tende a produzir mais insulina para normalizar as taxas, mas depois ele começa a não dar conta de tanta demanda e acaba deixando grande quantidade de glicose ir para o sangue.

A produção do hormônio da insulina começa a entrar em falência parcial, produzindo pouco hormônio, ou total, quando deixa de ser produzido. Se ela não funciona, a glicose vai em excesso para corrente sanguínea, o que resulta em diabetes.

As consequências da diabetes são muitas, entre elas problemas neurológicos, cardiovasculares, nos olhos e nos rins.

Mas o açúcar não é o famigerado vilão que pintam por aí, se consumido de forma equilibrada ele também tem seu lado bom!

O açúcar é a forma mais rápida de fornecer glicose para o corpo, esse componente é essencial para o funcionamento do cérebro, da retina e dos rins. Quando ficamos com deficiência de glicose, sentimos dor de cabeça e os olhos começam ficar vertiginosos, são as famosas crises de hipoglicemia.

A glicose ainda auxilia na proliferação das Bifidobactérias e dos Lactobacillus sp. Essas bactérias compõem a flora intestinal e contribuem para a eliminação de bactérias nocivas como a Escherichia coli e o Clostridium, sem contar que o açúcar é uma importante fonte de cálcio, fósforo, ferro, cloro, potássio, sódio, magnésio e de vitaminas do complexo B.

Mas isso não significa que doces precisam fazer parte do cardápio diário. O açúcar é encontrado também em frutas e em fontes salgadas, como massas, pães e bolachas.
Então não precisa cortar os deliciosos docinhos da sua dieta! No dia a dia é importante que eles sejam substituídos por outras alternativas mais saudáveis, mas no dia do aniversário do sobrinho pode e deve cair de boca no bolo de chocolate e nos brigadeiros, sem culpa! Só tem que maneirar!

Hummm... hoje eu tenho um aniversário pra ir... vai ter bolo!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário