sexta-feira, 24 de julho de 2015

CALDO DE INHAME COM BATATA DOCE

Para essa sexta feira, uma receita de caldo muito boa e nutritiva!

Eu adoro todos os tipos de legumes, verduras, hortaliças e afins, e gosto de variar sempre, na verdade eu preciso variar, porque faz parte da educação alimentar da Elis incluirmos vários sabores à mesa, para que quando cresça possa gostar de tudo também.

Desde bebê a Elis sempre comeu papinhas muito variadas, nunca foi só batata, cenoura e abobrinha, sempre rolou inhame, cará, beterraba, brócolis, berinjela, batata doce, mandioquinha, chuchu, couve, escarola e toda sorte de opções que eu encontrasse na quitanda, até jiló já entrou na papinha e eu sempre temperei com um pouquinho de pimenta e ela adorava, comia muito!! Depois cresce, fica mais seletiva, rola umas frescurinhas de não gosto disso, não gosto daquilo, tira esse verdinho... mas eu insisto e se hoje ela diz que não gosta de cenoura, daqui uma semana ela vai se encontrar com a cenoura de novo, feita de outra forma, mas eu não desisto e tenho certeza que quando crescer vai gostar de tudo também!!

Mas toda essa história é pra dizer que é muito importante incluirmos legumes variados na alimentação, todo mundo aqui já sabe que eu amo abobrinha e berinjela e se pudesse comeria todos os dias, mas não rola, né? Essa sopinha é bem legal e a família adora, a Elis come e repete sempre!!


Vamos a receita!!

CALDO DE INHAME COM BATATA DOCE

4 inhames
1 batatas doces
2 tabletes de caldo de legumes
2 colheres de requeijão light
3 dentes de alho
sal
nos moscada
cheiro verde
outros temperos que você gostar
queijo parmesão ralado
linguiça calabresa (opcional)

Coloque os inhames e a batata doce já descascados, lavados e cortados em pedaços e o gomo o inteiro da linguiça calabresa (sem a pele) para cozinhar em mais ou menos 800ml de água junto com os tabletes de caldo de legumes.

Depois de cozidos, bata os legumes no liquidificador junto com água do cozimento. Reserve a linguiça.

Em uma panela refogue em um fio de azeite, a linguiça (já cozida) picada em quadradinhos e o alho espremido, depois junte a mistura do liquidificador, tempere com nos moscada, corrija o sal e se quiser colocar mais algum tempero, a hora é essa! Espere ferver, abaixe o fogo e coloque o requeijão light, misture bem adicione o cheiro verde e sirva com queijo parmesão ralado.

DICAS DA MARY

Gosto de cozinhar a calabresa junto com os legumes porque além de ficar mais molinha, ainda dá um sabor na água do caldo.

Se quiser também pode substituir o requeijão pelo creme de leite. Fica bom também. 

Pra quem gosta, pode ralar um pouco de gengibre no caldo, dá uma charme! De vez em quando eu coloco.

Essa receita rende 3 pratos bem cheios! Comemos Rafa, Elis e eu numa boa, mas não sobra!! ;)

Um excelente final de semana pra todo mundo!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário