segunda-feira, 20 de julho de 2015

PÃO DE MALTE DA NESSA

Eu já contei lá no post da nossa página do face que meu irmão está fazendo mestrado na área de cervejas e faz muita cerveja artesanal, então a namorada dele, minha cunhadinha querídissima Vanessa, desenvolveu uma receita de pão para aproveitar o bagaço de malte que sobra no fim da receita.

Como prometi, aí vai a receita do pão de malte. Gente, vocês não vão acreditar como fica gostoso!! O malte ou a farinha de malte ainda são pouco utilizados na culinária aqui do Brasil, porém ela tem muitos benefícios e deveria ser mais usada nas nossas receitas.


A farinha de malte é originária de ingredientes como a cevada, o centeio e o trigo. Todos passam por um processo chamado maltagem, que consiste na germinação e secagem até que se transformem no grão maltado.



Entre os benefícios à saúde, o consumo do malte nos agrega uma grande quantidade de vitaminas do complexo B. Elas são importantes no processo que fornece energia ao corpo. Além disso, o grão maltado é rico em minerais, como o magnésio (essencial para manter o corpo ativo), zinco (participa do sistema de defesa do corpo) e fósforo (importante para a saúde dos ossos).

PÃO DE MALTE DA NESSA


02 Copos Americanos de Bagaço de Malte
02 Colheres bem cheias de margarina
02 Ovos
1/2 xícara de leite
45 gr de fermento biológico (ou 3 tabletes)
04 copos americanos de farinha de trigo integral
1 colher de sopa rasa de sal
3 colheres de açúcar (pode ser mascavo)
Farinha de trigo branca para dar o ponto

Ingredientes Opcionais:
Gergelim,  farinha de linhaça, chocolate ou cacau em pó, passas, castanhas e o que mais você gostar.


Bata no liquidificador o bagaço de malte, a margarina, 1 ovo inteiro e 1 clara (reserve a gema) e o leite.


Em uma bacia misture a farinha integral, o fermento, o sal, o açúcar e os ingredientes opcionais que você escolheu.





Despeje a mistura do liquidificador na bacia e misture bem, vá amassando o pão e misturando farinha branca aos poucos até dar o ponto de pão (quando deixar de grudar na mão e no fundo da bacia), sove o pão numa pedra ou numa mesa.




Deixe a massa descansar por 20 minutos



Abra a massa como uma pizza e passe esse disco para uma assadeira untada com óleo e farinha e molde pão. Pincele a gema que sobrou por cima.

                                                       


Deixe o pão descansar por 1 hora e depois leve ao forno médio pré aquecido por aproximadamente 30 minutos ou até que esteja assado e dourado.









DICAS DA NESSA


Para moldar o pão coloque um pouco de farinha na mão e deixe espaço dos dois lados, em baixo e em cima na assadeira, pois o pão irá crescer.

Se você optar por salpicar algum ingrediente por cima do pão para enfeitar (no nosso, colocamos gergelim), então passe mais um pouco de gema por cima para fixar melhor.





O bagaço de malte utilizado é aquela sobra depois que fazemos a cerveja, sobra muito bagaço, as cervejarias, normalmente jogam fora, então se tiver alguma cervejaria artesanal perto de você, pode pedir que, normalmente, eles dão. Aí você pode separar em potinhos, como nós fizemos e congelar as porções. 





Dá pra fazer um pão parecido com aqueles que servem pra gente nas steak houses australianas, misturando chocolate em pó, açúcar mascavo e mel e polvilhar um pouco de fubá por cima, o que acham??

E por hoje é isso!! Boa semana para todos!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário