domingo, 12 de julho de 2015

CESÁREA OU PARTO NORMAL. NOSSO DIREITO DE OPTAR!

Essa semana muito se falou sobre as novas regras da ANS para as cesáreas, vi compartilhamentos revoltosos de mães que acham um absurdo lhes tirarem o direito de optar sobre como devem parir, então resolvi contar o meu lado da história.

Eu acho que demorou para que alguém fizesse alguma coisa, demorou muito para a agencia reguladora responsável (ANS) resolver acordar e exercer um controle sobre essa indústria absurda das cesáreas.

Eu sempre quis que a Elis nascesse de parto normal. O meu médico não queria. No final das contas ela não encaixou, não virou, cruzou as pernas em posição de buda e lá ficou, sentada, meditando até que alguém resolvesse me abrir e tirá-la lá de dentro, então a cesárea foi marcada, e com a ajudinha da Elis o meu médico ganhou a batalha.

O meu médico, que eu já sabia desde o começo, não querer fazer o parto normal, me disse que uma vez o bebê sentado não haveria outro jeito. Acreditei nele, mas depois descobri que na Europa e nos Estados Unidos (sim, porque nesses países “subdesenvolvidos e atrasados” a maioria das crianças nasce de parto normal, acha que absurdo?!) eles dão um jeito de virar a criança e ela nasce sem qualquer procedimento cirúrgico. Mas como eu iria exigir do meu médico que fizesse uma coisa que ele já não queria fazer desde o começo e iria dar um trabalho gigante?

Colegas, quando vocês enchem a boca para dizer que optaram pela cesárea, que fizeram porque quiseram, vocês estão enganadas. Vocês fizeram a cesárea porque a nossa cultura nos ensina desde sempre que assim é mais fácil, mais seguro e mais rapidinho e os médicos de vocês fizeram lavagem cerebral nas suas cabeças desde o primeiro dia das suas gestações e as convenceram que era o melhor pra vocês. Mas não era!! Era o melhor pra eles!!

Um parto normal pode demorar 10 minutos , mas também pode demorar 12 horas. O seu médico não quer correr o risco de ter que sair da cama quentinha dele as 3 da "madruga" de uma noite fria de julho para fazer um parto normal que vai levar 10 horas e ele vai receber a metade do valor que ele receberia do plano de saúde caso fosse uma cesárea. Sim, ele pode optar por não fazer o seu parto e te dizer que o médico plantonista do Hospital o fará, mas aí ele também não recebe, né?

Então olha que legal. No dia em que a Elis nasceu o meu médico fez, simplesmente, 22 partos. Cheguei as 7 hs da manhã para internar e fiquei esperando a minha vez deitada na maca, de camisola, num corredor gelado do Centro Cirúrgico até que chegasse a minha vez de entrar na faca e já era próximo das duas horas da tarde. Me senti um pedaço de carne indo para o abate e, honestamente, não foi humano!!

Você gestante que está pagando um plano de saúde porque quer fazer sua cesárea, fique tranquila, você poderá fazer como bem quiser, mas antes de tomar essa decisão, o seu médico terá que te contar que a cesárea oferece mais risco para você e seu bebê do que o parto normal, mas se mesmo assim você quiser, bastará assinar um termo de ciência e bora lá pra faca!!

Eu não sou contra a opção entre cesárea e parto normal, eu sou contra a forma com que os médicos hoje têm usado para nos convencer a escolher um procedimento que é melhor para eles e não para nós e muito menos para o nosso bebê.

Eles não nos falam dos riscos de um procedimento cirúrgico, não nos explicam do quanto vamos sofrer no pós operatório, não nos contam que cesárea marcada é bebê nascendo antes da hora e bebê nascendo antes do tempo não está com o seu aparelho digestivo completamente formado e por isso vai gritar de cólicas noite e dia por, no mínimo, uns 15 dias. Bebê que nasce antes do seu tempo também não está com seu aparelho respiratório maduro o suficiente e pode desenvolver uma série de doenças respiratórias e você vai ter que administrar crises de bronquites durante toda a infância dele. 

Então você vai estar com um corte na barriga que dói pra cacete e mesmo assim vai passar 15 dias, praticamente, sem pregar os olhos e fazer o devido repouso que uma cirurgia requer, porque alguém te convenceu que a melhor opção é ser mutilada e seu bebê arrancado de dentro de você antes do tempo dele porque o seu médico tem uma viagem marcada e não quer perder a chance de ganhar a grana do seu parto do plano de saúde.

Amiga, pode escolher, e se você escolheu a cesárea consciente de tudo, eu te apoio!! Mas não compre as verdades do médico, pesquise, peça opiniões de outros especialistas e acima de tudo, não opte pela cesárea por medo do parto normal. A natureza é perfeita!!

 As novas regras da ANS vieram apenas para agregar e exigir que sejamos bem informadas sobre as opções, porque aí sim podemos considerá-las opções. Porque eu tenho certeza que a maioria das mães que leram esse texto não foram indagadas pelo seu médico se preferiam o parto normal, aquelas que discutiram esse assunto com o médico foi porque, como eu, tomaram essa inciativa e boa parte, assim como eu de novo, também foram persuadidas a deixar essa ideia pra lá. Então, que opções foram essas que nós tivemos??

Levei um papo rápido com a minha prima Jaque, que é enfermeira e, portanto não é leiga no assunto, como eu. Também está gestante  e a convidei para dar sua opinião lá na nossa página do face. Então convido vocês a participarem com comentários e opiniões sobre o assunto e até mesmo ficarem a vontade para contar a história de vocês. 


Finalizando, sou a favor da opção desde que seja, de fato, opção. Quero ser informada e orientada, não quero ser manipulada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário