domingo, 31 de maio de 2015

Sobre os shakes emagrecedores e afins...

Participo de um grupo de mães no facebook, aliás participo de vários, mas essa semana em um deles, umas das mães que lá participam abriu um post perguntando se alguém tinha alguma dica para emagrecer. 

Bom, eu, naturalmente, respondi que para emagrecer a conta é básica, basta gastar mais calorias do que consumimos, então atividade física e dieta balanceada é a forma mais certa e garantida de se chegar no peso ideal, mas obviamente que, surgiram várias opções milagrosas, como dietas dos shakes, ração humana, da proteína, do carboidrato, do tipo sanguíneo e vai longe... 

Mas uma discussão me chamou mais a atenção e foi sobre a eficiência ou não dos shakes para a perda de peso. Algumas pessoas indicavam, vendedoras ofereciam os serviços, nutricionistas caiam matando e aquilo virou uma guerra, então achei legal falar sobre isso aqui no blog. 

Dietas dos shakes funcionam sim, eu mesma perdi 10kgs há uns 15 anos atrás tomando um shake bem conhecido, mas funciona do mesmo jeito que funciona a dieta da sopa ou qualquer outro tipo de dieta, funciona do mesmo jeito que comer direitinho, saladas, legumes, verduras, carnes magras, grãos, etc. 

O shake funciona porque você substitui duas refeições do seu dia por um shake que tem baixa caloria, mas é nutricionalmente equilibrado e te dá uma certa saciedade. Se você comer um prato de comida equilibrado, de baixa caloria e que te sustente é exatamente a mesma coisa. 

Outro ponto interessante foi a posição de uma das pessoas, não sei bem se era nutricionista, endocrinologista ou algo do tipo, mas segundo ela,  quando tomamos shakes para emagrecer, depois que paramos, recuperamos todo o peso de novo, ou até mais. Minha opinião? BALELA!!! Emagrecer com shake não quer dizer que você vá engordar tudo de novo depois, mas também não quer dizer que, uma vez magra, você vá sair por aí devorando tudo o que vê pela frente e não vai engordar, né? E o mesmo vai acontecer se você passar por um processo de reeducação alimentar e inclusão de atividade física e depois de alguns anos passar pelo processo de "deseducação alimentar" e "marmotagem", vai engordar de novo, é claro!! 

O Shake serve para te ajudar a regrar a alimentação e emagrecer, mas depois tem que cuidar da manutenção, comer certinho, de três em três horas, porções pequenas, pratos leves e balanceados e todo aquele blá blá que estamos cansados de saber.

Eu sou super adepta dos shakes, quando a minha rotina aperta e eu me vejo sem tempo de cozinhar ou estou naqueles dias que a minha geladeira está um vácuo só, sempre tenho meu shakezinho no armário, melhor ele do que almoçar lasanha congelada ou outra opção gorda e cheia de sódio. 

Não dá pra ser radical, vai ser difícil emagrecer substituindo duas alimentações diárias por shake e depois cuidar da manutenção substituindo "apenas" uma, como pregam algumas marcas. Você não vai conseguir por muito tempo, é ilusão, e na primeira oportunidade vai cair de boca numa suculenta feijoada!! Mas se você trocar as suas refeições do dia a dia por pequenas porções leves, mas gostosas e nutritivas e usar o shake naqueles momentos difíceis em que não vai dar pra comer nada melhor, te garanto, no dia da feijoada, você não vai cair de boca, vai comer um prato e se dar por satisfeita!!

Equilíbrio é tudo! Sem paranoias e sem querer perder 20kgs em uma semana. Não adianta! O que vai rápido volta rápido também!

Boa dieta!! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário