sábado, 23 de maio de 2015

O PERIGO DOS DISTÚRBIOS ALIMENTARES

Ontem saiu no jornal Tribuna Impressa uma uma matéria muito bacana, da Paula dos Santos, sobre a Ortorexia, matéria essa que tive o prazer de opinar, só que até pra poder formar uma opinião sobre o assunto precisei pesquisar e descobri que os transtornos alimentares são responsáveis pelos maiores índices de mortalidade entre todos os tios de transtornos mentais, então resolvi aproveitar o gancho e falar um pouquinho sobre os distúrbios alimentares e os perigos para a nossa saúde. 
Escutamos muito falar em anorexia e bulimia, no entanto não são esses os únicos distúrbios alimentares existentes.

Esses tipos de distúrbios podem ser causados por inúmeros fatores, como por exemplo o culto à magreza, a hipervalorizarão da beleza e até mesmo problemas pessoais e familiares. E estou aqui hoje para apresentar para vocês alguns destes problemas que, muitas vezes, a pessoa só percebe que tem quando já está completamente entregue a doença.

Anorexia

A anorexia é um distúrbio alimentar que provoca uma perda de peso acima do que é considerado saudável para a idade e altura. Pessoas com anorexia podem ter um medo intenso de ganhar peso, mesmo quando estão abaixo do peso normal. Elas podem abusar de dietas ou exercícios, ou usar outros métodos para emagrecer. 

Bulimia

A bulimia é um distúrbio alimentar no qual uma pessoa oscila entre a ingestão exagerada de alimentos, com um sentimento de perda de controle sobre a alimentação, e episódios de vômitos ou abusos de laxantes para impedir o ganho de peso. Pessoas com bulimia estão sempre preocupadas com a aparência, principalmente com o peso. 

Transtorno da compulsão alimentar periódica - TCAP


Os sintomas do TCAP estão relacionados a padrões de alimentação alterados e doentios causadores de enorme sofrimento para o portador e para os familiares. A ingestão de alimentos neste transtorno é exagerada em comparação às pessoas próximas.

Este adoecimento gera grande sofrimento para o portador que geralmente demora a reconhecer ou ter o diagnóstico devidamente encontrado, repercute com grande desconforto físico e psicológico e por consequência leva ao aumento do peso e a obesidade.  

Picacismo

Pica ou picacismo é nome que representa a ingestão de substâncias que não apresentam nenhum valor nutritivo, como terra, barro, cabelo, alimentos crus, cinzas de cigarro e fezes de animais, e o portador continua ingerindo de forma persistente e desassociada a qualquer prática cultural. 

As principais complicações desta doença acontecem no sistema digestivo e podem ocorrer intoxicações.  

Ortorexia

A ortorexia nervosa, que foi o alvo da matéria de ontem, ainda é um quadro muito discutido nos meios científicos, não sendo contemplado nos manuais de diagnósticos das doenças mentais. Este adoecimento é caracterizado pelo comportamento exagerado, repetido e doentio pela busca da saúde alimentar, qualidade e pureza dos alimentos. Uma das consequências deste hábito alimentar radical e doentio é a restrição, ou até exclusão, de alguns alimentos necessários para a saúde física, o que pode levar à carência de nutrientes e gerando prejuízos para a saúde. 

O tempo produtivo e os comportamentos do indivíduo portador deste adoecimento se voltam quase exclusivamente para o ritual de comer, desde o planejamento, compra e preparo dos alimentos até o ato de ingerir.  

Estes comportamentos somados ao fato do portador sentir necessidade de convencer pessoas próximas a adotarem a mesma dieta, acaba sendo comum o desgaste e dificuldades de relacionamentos, conflitos e, finalmente, o isolamento social. 

Vigorexia

A vigorexia também é discutida no meio acadêmico dos estudiosos destes assuntos e não foi reconhecida nos manuais de diagnósticos médicos. 

O portador de vigorexia apresenta uma preocupação extrema e contínua em ser forte e musculoso. Devido a sua distorção da imagem corporal, ou seja, não enxergam seus próprios corpos de maneira real, estes indivíduos percebem-se como fracos e pequenos, mesmo quando já possuem um corpo com a musculatura acima da média. 

Assim os portadores realizam atividades excessivas e repetidas para aliviarem seus desconfortos como: exercícios físicos de forma exacerbada, menos atividades aeróbicas pelo medo de perderem a aparência de musculoso; e dietas restritivas e ingestão de suplementos alimentares, que podem gerar diversas complicações à saúde pelo uso de forma inapropriada e sem preocupação com segurança da sua saúde. 

Infelizmente, entre a população de pessoas com esta perturbação da saúde, também é frequente o uso de esteroides e anabolizantes, que são drogas e podem causar dependência, além de complicações físicas, mentais e até morte.  

Drunkorexia

A drunkorexia ainda está em discussão entre a comunidade médica. Este é o nome proposto para esta associação simultânea dos adoecimentos da dependência de álcool com a anorexia nervosa que traz danos tanto decorrentes do consumo do álcool como pela redução alimentar extrema. 

Neste caso os sintomas são os mesmos da anorexia, ou seja, a distorção a imagem corporal, mas ao invés de deixar de comer, trocam a comida pelo álcool. 

Transtorno de ruminação

O transtorno de ruminação é caracterizado por episódios de regurgitação, ou seja remastigação, frequentes. 

Pessoal, esse tipo de doença é muito séria e algumas delas podem levar a morte, por isso a importância de ser saudável e equilibrado, sem radicalismos. Vamos viver bem, comer direitinho, fazer exercícios e buscarmos a felicidade sempre, pois esse é o segredo para uma vida plena. 


Fonte: http://www.minhavida.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário