quinta-feira, 14 de maio de 2015

MOLHO PESTO COMUM E LIGHT

Acho que o molho pesto está entre uma das minhas opções preferidas quando o assunto é melhorar um rango sem graça, ou deixar melhor ainda alguma comida boa, então hoje eu vou postar as minhas duas receitas de pesto, aquele normalzinho, cheio de azeite, mas que eu amo e vez ou outra caio de boca nele e uma opção light para o dia a dia.

A vantagem do pesto (o comum) é que vc faz e pode deixar na geladeira por semanas que não estraga, eu sempre bato uma boa quantidade, coloco numa vasilha tampadinha na geladeira e vou usando de vez em quando. E, gente, o pesto normal é calórico por causa do azeite, não é indicado para dietas de emagrecimento mas não deixa de ser uma opção super saudável!!

Em muitas outras receitas vou acabar linkando esse post porque eu uso muito mesmo!

Bom, depois de vários testes, errar muito, descobri que a receita do pesto é muito simples!!

PESTO COMUM (Primeira Foto)

1 xícara de manjericão, salsa ou rúcula (eu, particularmente prefiro manjericão)
1 xícara de nozes, castanhas ou amendoim (o meu sempre vai nozes)
1 xícara de queijo parmesão ralado (evite o de saquinho)
1 dente grande de alho
1 a 2 xícaras de azeite extra virgem de boa qualidade (a quantidade de azeite vai depender do que vc espera do seu pesto)
01 colher de chá de sal
Bata tudo no liquidificador, só para triturar os ingredientes, mas bata pouco.

DICAS DA MARY PARA O PESTO COMUM

A qualidade do azeite é importante para que o pesto fique saboroso, nada de azeitinho meia boca moçada!!

Eu sempre bato o meu com uma xícara só de azeite, ele fica mais concentrado, quase uma pasta, pq gosto de usá-lo só um pouquinho para dar gosto nos recheios de panquecas, tapiocas e afins e dificilmente uso como molho de massas, quando resolvo utilizar o pesto mais molinho, diluo em mais azeite na hora e somente a quantidade que vou precisar. Economiza dinheiro e calorias!!

PESTO LIGHT (Segunda Foto)

300 gramas de espinafre cozido
1/2 de xícara de água quente
1/3 de xícara de queijo cottage
2 colheres de sopa de parmesão light
1 colher de chá de sal
1/3 de xícara de manjericão
2 dentes grandes de alho
Bata tudo no liquidificador.

DICAS DA MARY PARA O PESTO LIGHT

Não é sempre que encontro espinafre, então, na falta dele, faço com dua xícaras de rúcula picada, só que a rúcula bato no liquidificador crua, diminuo a água para 1/3 e aumento o cottage para 1/2. Fica bom também.

O pesto light fica mais líquido que o outro, ideal para utilizar nas massas e na pizza.

Bom apetite!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário