segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Minha amarga visão do IPA DAY, a festa mais amarga do Brasil!

No último sábado, 22/08, estive no IPA DAY Ribeirão Preto, uma festa cervejeira, com muita variedade de cervejas IPAS e muito rock n' roll. A expectativa foi grande e a realidade assustadora!! 

Meu plano era postar aqui no blog sobre a festa e falar um pouco das cervejas que provei, mas o que restou foi a minha crítica bem amarga sobre a Festa mais amarga do Brasil.

O SONHO

A ideia inicial era experimentarmos as cervejas mais famosas no início, mesmo que isso significasse ficar em filas e um pouco sóbrios no começo da festa e, uma vez, tendo degustado as principais, partiríamos para as menos conhecidas, pouca fila e curtir a festa. Tudo esquematizado, tínhamos até um roteiro a seguir. 

A REALIDADE

A festa deveria começar ao meio dia e se estender até as 20hs. Chegamos por volta de 12:30 e nos deparamos com uma fila que circundava todo o estacionamento do Espaço de Eventos Taiwan (quem conhece sabe que aquele lugar é enorme!). Foram duas horas sob o sol do meio dia, com sede, fome, muito calor, numa fila mal organizada, muita gente furando, alguns por sacanagem (sempre tem aqueles que se acham espertos) e outros por ignorância mesmo (pois os taxis e vans paravam em frente ao salão e as pessoas não se ligavam que a fila começava lá no portão).

Duas horas depois entramos no ressinto e nos foram entregues os copos do evento, pequenos pois a ideia é degustar o máximo de cerveja possível, então deveríamos tomar pouco de cada uma. Nesse momento já nos deparamos com muitas filas, entramos na primeira, ainda tentando cumprir o cronograma, 20 minutos e estávamos com os nossos copos cheio, decidimos comer alguma coisa, pedimos uma porção de coxinha e outra de batata frita e ao olharmos a senha, a nossa era 175, e o painel marcava 98.

Depois disso perdemos completamente a noção de tempo, tudo demorou uma eternidade. Cada fila que entrávamos era, no mínimo, 30 minutos de espera, já estávamos na festa há 3 horas e não tínhamos conseguido comer e nem pegar nosso segundo copo, olhávamos ao redor e não havia uma pessoa se quer se divertindo, uma banda incrível no palco e ninguém prestando atenção, todos preocupados em sair de uma fila e já entrar na próxima, a irritação foi tomando conta da galera.

Depois do segundo copo, não havia o que fazer, se quiséssemos honrar os R$140,00 do ingresso, teríamos que abrir mão da questão degustação e enfiarmos o pé na jaca com qualquer uma, esvaziamos copos de água (que eram bem maiores), entrávamos na fila e enchíamos todos os copos que pudéssemos carregar, parávamos em frente ao palco, curtíamos o som, e quando chegávamos no último copo, voltávamos para fila e tudo se repetia novamente. 

A bagunça era tão grande que era impossível saber em que fila você estava entrando, pois elas se cruzavam, viravam uma coisa só e depois se separavam lá na frente, embicavam em outra e ficávamos malucos. 

Após as 18 horas, quando muitas pessoas já haviam desistido da festa e as filas estavam menores, os organizadores avisaram que estenderiam o evento até as 22hs. Confesso que a partir das 18hs conseguimos nos divertir, as Bandas eram excelentes e com menos filas conseguimos até ficar alegrinhos, porém bebemos sem critério, sem saber que cerveja era, apenas bebemos e essa não era a ideia. 

MINHA AVALIAÇÃO

Acertaram na escolha do local, o Espaço de Eventos Taiwan é excelente, bem organizado, os banheiros sempre estavam limpos e com papel.


A Equipe do IPA DAY era bem despreparada, desde a fila para entrar, faltou organização e orientação às pessoas que ali estavam, completamente perdidas.

As meninas da recepção eram lindas modelos, super educadas, porém não resolviam nenhuma demanda, apenas enfeites. 

Eram servidos quatro tipos de cervejas por Stand, mas só havia duas pessoas em cada um, portanto, sempre havia duas torneiras ociosas e isso impactou muito no tamanho das filas.

Em determinado momento todas as pessoas começaram a pedir para encher com cerveja os copos de água que eram bem maiores, mas em alguns stands isso estava sendo regulado e as pessoas que estavam servindo se recusavam a encher os copos. Não consegui entender a razão disso, já que encher copos maiores ajudaria muito a diminuir as filas.  

As bandas eram sensacionais, uma melhor que a outra e embora eu tenha escutado muita gente reclamando do volume alto do som, eu não fiquei nenhum pouco incomodada, muito pelo contrário, se não fosse a música eu teria ido embora bem antes. 

A impressão que tive é que o lugar era maior que o dos outros anos e por isso foram disponibilizados mais ingressos, mas mantiveram a mesma estrutura de stands e funcionários. 

Percebi que a organização da festa, de fato, não esperava esse tumulto, criou-se um gargalo no atendimento, que foi se acumulando e ficando cada vez mais desesperador, tanto para quem foi se divertir como para quem estava lá trabalhando, mas houve empenho para tentar, ao menos, amenizar a situação e acredito que no ano que vem será feito alguma coisa para que isso não se repita e por isso estou disposta a dar uma segunda chance ao IPA DAY em 2016.

MINHA SUGESTÃO

O kit com a caneca e a credencial poderia começar a ser entregue na véspera ou alguns dias antes (como nas provas de corrida), isso agilizaria muito a entrada do pessoal. 

As portas poderiam ser abertas uma hora antes do evento para o pessoal ir se acomodando e quem não pegou o Kit antes poder fazer isso com tranquilidade. 

Dentro dos Stands deve ter uma pessoa para cada torneira e filas separadas por torneira e não por stand. 

A equipe, principalmente, a de seguranças deveria ser mais preparada para administrar a situação, não aconteceu comigo, mas vi muita gente nervosa, reclamando e sendo tratada de forma grosseira pela equipe. 

Infelizmente, esse ano, o saldo final do IPA DAY foi negativo, levando-se em conta que o intuito principal da festa, que é conhecer e degustar diferentes sabores de IPA, ficou prejudicado, espero mesmo que isso seja consertado no próximo ano.





3 comentários: